4 razões para realizar o descarte de lixo eletrônico com um fornecedor certificado
O Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico do mundo, com mais de 2 milhões de toneladas apenas em 2019. Infelizmente, menos de 3% do volume foi reciclado, já que muitas pessoas e empresas não sabem o que fazer com esses itens. Dentro deste cenário, entender a importância de um fornecedor certificado para o gerenciamento de lixo eletrônico é crucial.
Afinal, o resíduo eletrônico (também conhecido como REEE ou e-lixo) pode ser convertido em matéria-prima para diferentes indústrias. Isso evita extração de recursos limitados da natureza, maior economia e menor impacto ao ambiente — um cenário em que todos saem ganhando.
Pensando nisso, separamos as 4 razões para a sua empresa realizar o descarte de lixo eletrônico com um fornecedor certificado. Também mostramos como identificar parceiros comprometidos, o que procurar e como acompanhar esse trabalho.
4 razões para realizar o descarte de lixo eletrônico com um fornecedor certificado
O descarte incorreto de REEE é considerado um problema ambiental, uma vez que os componentes químicos prejudicam o solo e podem causar problemas à saúde humana. Entender como fazer esse descarte é uma questão cada vez mais urgente, pois o número de dispositivos cresce 4% todos os anos.
Só no Brasil, 33% da população nunca ouviu falar em pontos ou locais de descarte correto para e-lixo. Para combater esse problema, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) afirma que as empresas fabricantes devem instalar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nas 400 maiores cidades do país e destinar o equivalente em peso a 17% dos produtos colocados no mercado em 2018.
1 — Redução de riscos de desvio de dados
Vamos usar como exemplo um computador descartado. Antes de jogar fora, você não apagou as fotos, senhas salvas e outros dados pessoais importantes — confiando apenas que a empresa faria o descarte correto.
Dentro deste cenário, alguém mal-intencionado pode pegar o eletrônico e acessar suas informações. Esse é um problema grave e que não para de crescer: a cada hora, 100 brasileiros são vítimas de estelionato. Entre os golpes virtuais, estão uso de perfil falso e novos números, que usam informações verídicas das vítimas.
2 — Foco com o destino dos resíduos
Se você não conhece a empresa e não fez uma pesquisa sobre seu licenciamento, não há como saber o destino daquele equipamento. O computador, lâmpada ou celular pode ser descartado em locais incorretos, como matagais, ou junto com o lixo “comum”. Além de trazer problemas para o meio ambiente, isso é crime previsto na Lei 12.305 - Política Nacional dos Resíduos Sólidos. No entanto, apenas fornecedores licenciados podem emitir documentos comprobatórios sobre quantidade e destinação dos resíduos coletados.
Afinal, cada tipologia de resíduo necessita de um descarte próprio. Clique aqui e conheça os diferentes tipos de resíduos eletrônicos e os seus descartes corretos.
3 — Melhoria na imagem das empresas
Quase metade dos brasileiros (46%) acredita que as marcas têm o poder e o dever de ajudar em causas sociais. 53% dos entrevistados defenderam que as marcas devem se posicionar em relação à sustentabilidade, promovendo as causas e se envolvendo mais ativamente nas discussões.
Mais do que nunca, os consumidores buscam marcas que compartilham seus valores. Logo, ter um fornecedor certificado no descarte de lixo eletrônico faz com que a empresa se aproxime dos seus clientes. Divulgue esse "selo" nas redes sociais, site e em ações promovidas pela organização para gerar mais engajamento.
4 — Apenas empresas certificadas têm garantia de cuidado ao meio ambiente.
Ter certificação ambiental para realizar a coleta e o descarte de lixo eletrônico significa que a empresa passou por um extenso treinamento e adequação para atender às necessidades das legislações e normas. Isso inclui identificação e gestão eficaz dos riscos, além de reduzir o impacto ambiental.
Sem autorização dos órgãos competentes, não há um acompanhamento do processo. Ou seja: não há como saber se o fornecedor está seguindo as condições exigidas, como descarte em locais corretos ou proteção do desempenho ambiental.
Como identificar fornecedores qualificados para o descarte de lixo eletrônico
Agora que você entendeu a importância de fornecedores certificados, é hora de saber como identificá-los no mercado. As empresas validadas a fazerem esse trabalho devem apresentar a seguinte documentação:
1- ISO 14000
Essa é uma série de normas internacionais sobre gestão ambiental, criada em 1992 durante a Conferência Eco-92, a primeira reunião da ONU sobre o meio-ambiente. Também conhecido como Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o conjunto padroniza processos ambientais com o objetivo de levar mais conscientização às empresas.
Dentro dessas normas, vale destacar:
ISO 14001: Determina as exigências para implementar os SGAs e receber a certificação;
ISO 14004: Oferece um suporte para a gestão ambiental e a implementação do SGA;
ISO 14010: Aborda as auditorias ambientais, realizadas por terceiros para garantir que a empresa está cumprindo com as normas do SGA;
ISO 14031: Verifica o desempenho ambiental da corporação, determinando as diretrizes de monitoramento e análise do desempenho ambiental;
- Guia ISO 64: Refere-se aos aspectos ambientais nos produtos finais. Orienta as empresas que buscam reduzir o impacto de seus produtos no meio-ambiente.
2- Licenciamento ambiental
Antes da certificação ISO 14001, é necessário ter licenciamento ambiental para a atividade em questão. No Rio Grande do Sul, o órgão responsável por esse aval é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM). Outros estados podem ter seus próprios critérios de avaliação.
Ter esse documento significa que a FEPAM autorizou a localização, instalação e operação de empreendimentos que usam recursos ambientais. O objetivo é minimizar ações poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, podem causar degradação ambiental.
Faça o descarte eletrônico com um fornecedor certificado!
Entender a importância de fazer o descarte correto é benéfico para todos: você ajuda a reduzir o impacto ambiental da destinação incorreta destes equipamentos e ainda colabora com a proteção da saúde humana. Em um mundo com cada vez mais dispositivos eletrônicos, é preciso se adiantar e escolher fornecedores certificados de REEE.
A Ambe é uma das organizações gaúchas certificadas para este trabalho. A empresa tem a certificação ISO 14001:2015 e investe em tecnologia para aperfeiçoar os serviços prestados. Quer saber mais sobre boas práticas? Clique aqui e confira o infográfico "Gestão de Resíduos: Conheça os diferentes tipos de resíduos eletrônicos e os seus descartes corretos".