12.07.22

Como mostrar a importância da Gestão de Resíduos para a sua empresa?

Conseguir verba financeira para colocar um projeto em prática costuma ser uma tarefa complicada. Quando o assunto é destinar dinheiro da empresa para a Gestão de Resíduos, então, nem se fala. Aqui na Ambe já cruzamos diversas pessoas conscientes da importância de dar a correta destinação ao lixo eletrônico do seu local de trabalho que encontravam barreiras quando o assunto era dinheiro. Se esse também é o seu caso, o artigo de hoje com certeza vai te ajudar. 

A Gestão de Resíduos eficaz vai permitir que a sua empresa aproveite da melhor forma possível a matéria prima dos componentes eletrônicos, colaborar com a proteção do meio ambiente, evitar multas ambientais, além de trazer mais rentabilidade para os negócios. Você só precisará mostrar isso de forma efetiva para o setor financeiro. Veja algumas dicas de como fazer isso.


Aponte o que diz a legislação sobre a Gestão de Resíduos

A legislação brasileira conta com duas grandes leis a respeito da Gestão de Resíduos, a nº 9.605, de 1998, e a nº 12.305, de 2010. A primeira trata de forma ampla as sanções penais e administrativas decorrentes de qualquer atividade com dano ao meio ambiente, determinando multas que variam de R$ 5 mil a 50 milhões, dependendo do nível de prejuízo causado à natureza. 

A segunda, por sua vez, já traz pontos mais específicos sobre a Gestão de Resíduos eletrônicos. Chamada de PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, ela determina que empresas precisam assegurar o reaproveitamento e reciclagem máxima de seus resíduos, assim como desenvolvam ações com o objetivo de reduzir a quantidade de rejeitos (materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para reciclagem). 

Foi nessa lei, mais precisamente no artigo 3º que se estabeleceu a definição de Logística Reversa, um instrumento de desenvolvimento econômico e social que une esforços de fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e recicladores na busca pelo descarte correto dos resíduos eletrônicos. O grande objetivo? Viabilizar a coleta e a restituição desses resíduos ao setor empresarial para reaproveitamento ou, se for o caso, a destinação final ambientalmente adequada. 

Ou seja, um bom primeiro passo é apontar essas informações para o seu gestor. Afinal, apesar de serem leis que já existem há muito tempo, nem todos os empresários estão cientes de suas implicações.


Apresente dados

Além das leis, outro fator que pode ser muito útil para mostrar a importância da Gestão de Resíduos para a sua empresa é apontar dados sobre o assunto. Empresas que não realizam o devido gerenciamento de seu lixo eletrônico podem perder oportunidades econômicas, então encontre uma forma de sinalizar isso ao seu gestor. 

O Brasil é considerado o 5º maior produtor de resíduos eletrônicos no mundo, segundo dados do levantamento Resíduos Eletrônicos no Brasil – 2021. Se analisarmos também outros tipos de resíduos, a produção média de lixo é de cerca de 1kg por dia, por pessoa. Em um ano, isso se transforma em quase 80 milhões de toneladas de resíduos. Desta quantia, apenas 3% do lixo é de fato reciclado pela população e quase 60% dos municípios brasileiros não contam com um lugar adequado para destinação destes materiais. 

Ok, mas o que isso tem a ver com a sua empresa? Bem, segundo estimativas, a falta de um gerenciamento adequado desses resíduos gera para o Brasil um prejuízo anual de R$ 8 bilhões. Então, sim, a falta de uma Gestão de Resíduos pode ter um impacto financeiro na sua empresa também.


3 dicas para conseguir verba financeira para a gestão de resíduos

Se as informações que disponibilizamos até aqui não forem o suficiente para convencer sua chefia, veja agora algumas dicas práticas que podem te ajudar a angariar verba para a Gestão de Resíduos. 


1 – Use os dados do mercado a seu favor

Sejamos sinceros, o grande impeditivo para a Gestão de Resíduos nas empresas é a necessidade de investir recursos financeiros para implementação do projeto. Mas, você pode usar os dados do mercado para apontar que, a longo prazo, esse valor não apenas será recuperado, como também pode se transformar em lucro. A gente explica! 

Para começo de conversa, a pandemia é um ótimo exemplo de como a Logística Reversa pode ser muito útil. Com a instabilidade que se instaurou, a economia se tornou uma grande incerteza, com mudanças a todo tempo e um aumento significativo do dólar, além disso, com as restrições de circulação, muitas matérias primas necessárias para a confecção de eletrônicos deixaram de ser produzidas, ocasionando um aumento considerável do valor de algumas peças. Se já tivéssemos um nível considerável de gerenciamento de resíduos nas empresas, os resíduos eletrônicos poderiam ter sido encaminhados para a “reciclagem” e voltado para a cadeia produtiva, transformando-se em novos produtos. Evitando, assim, o aumento dos preços e a escassez de material. 

 Outro exemplo de mercado que pode ser útil para a sua apresentação é o quanto o Brasil deixa de economizar anualmente com a produção de embalagens plásticas não recicladas, cerca de 14% do lixo produzido no país. Anualmente, se reciclados, esses resíduos poderiam gerar mais de R$ 6,5 bilhões para a economia brasileira. 

Por isso na Ambe pregamos a política de lixo no chão = dinheiro na mão. Dependendo da quantidade de resíduos eletrônicos disponíveis na sua empresa, compramos esse material e asseguramos que, além de ter o dinheiro em mãos, o lixo terá a correta destinação e, quando possível, voltará para a cadeia de produção.


2 – Valor agregado perante a opinião pública

Outro ponto crucial para aprovação do seu projeto de Gestão de Resíduos é mostrar para a empresa que, além das questões econômicas, existe também um valor agregado considerável em relação a opinião pública. Isso porque dar a correta destinação para os resíduos eletrônicos do negócio, dará uma visibilidade sustentável para a empresa.  

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem realizar suas compras com empresas que têm propósitos alinhados aos seus. A mesma pesquisa, realizada em 2021, apontou que 50% das pessoas levam sua preocupação com o meio ambiente em conta no momento de efetuar uma compra. 

Ou seja, use essas informações para mostrar à sua empresa que, além de trazer resultados econômicos concretos, a Gestão de Resíduos pode gerar um valor agregado inimaginável para os negócios.


3 – Faça um orçamento com uma empresa certificada

Outro ponto crucial para a apresentação do seu projeto de Gestão de Resíduos é estar preparado para responder perguntas e até mesmo apresentar um roteiro para implementação das ações. Então, uma boa dica é se antecipar e levar para a conversa um orçamento, estipulando quanto a empresa precisará investir em cada área para implementar o gerenciamento de resíduos. 

Para isso, você pode entrar em contato com empresas do setor para apresentar orçamentos reais e, quem sabe, já até fechar negócio. Mas, lembre-se, apenas empresas licenciadas passaram pelo aval dos órgãos responsáveis pela fiscalização do gerenciamento de resíduos no país, então, procure empresas certificadas, ok? 

Na Ambe, por exemplo, além de termos o licenciamento ambiental concedido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) – RS, também temos a certificação ISO 14001:2015, uma norma internacional reconhecida para sistemas de gestão ambiental. Ou seja, com ela, você terá uma garantia de que a nossa empresa tem consciência do seu papel no desenvolvimento sustentável, com uma estrutura sólida para diminuir os impactos ambientais causados pelos resíduos entregues, atendendo aos requisitos legais e aos protocolos necessários, além de oferecer uma vantagem competitiva ao seu negócio perante o mercado. 


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